MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Sistemas De Informação

Campus Varginha

CEFET-MG

2023.2

Última modificação: Quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Gestão Esportiva: Desenvolvimento de um Sistema Inovador para Organização e Planejamento das Atividades de Educação Física no CEFET-MG Varginha

No CEFET-MG, a Educação Física não se limita apenas às aulas curriculares para os alunos do Ensino Médio, mas também se estende a uma variedade de atividades extracurriculares. Entre essas atividades, destacam-se projetos e cursos de extensão, jogos amistosos, treinamento esportivo, gincanas e a organização de campeonatos. Essa diversidade de eventos requer uma gestão eficiente, especialmente considerando a flexibilidade da agenda para campeonatos, jogos e treinos que se integram à rotina escolar. Diante dessa demanda crescente, surge a necessidade de uma agenda que possa acomodar todas essas atividades ao longo do ano. O desafio é ainda maior quando se considera a necessidade de planejar as atividades com base no número de participantes. Assim, o projeto em questão nasceu da urgência em aprimorar e tornar mais eficiente a organização das atividades da Educação Física no CEFET-MG Varginha, contribuindo para um melhor planejamento das ações desenvolvidas. A proposta central consiste no desenvolvimento de um sistema de gestão da agenda da Educação Física, utilizando tecnologias web. Esse sistema permitirá a inclusão de atividades semanais, bimestrais e anuais, além de oferecer a funcionalidade de check-in (confirmação de presença) para cursos e treinos e ainda poderá permitir reserva dos espaços (quadra e ginásio) para uso de lazer. Cada tipo de atividade terá funcionalidades específicas; por exemplo, para treinos, será possível realizar o check-in, cadastrar o conteúdo, disponibilizar treinos físicos para a modalidade e organizar times aleatórios com base nas posições e níveis dos jogadores. Para jogos informais entre amigos, conhecidos como “peladas”, o sistema permitirá a confirmação de presença e o gerenciamento de equipes. O objetivo principal é facilitar a divulgação e organização das atividades, tornando o processo mais eficiente e acessível a todos os envolvidos. O sistema contará com diferentes áreas de acesso, adaptadas aos perfis específicos, incluindo uma para a administração (professores de Educação Física e bolsistas) e outra para os alunos. Este projeto alinha-se ao projeto pedagógico institucional do CEFET-MG, que busca consolidar a política de inovação tecnológica ao apoiar o desenvolvimento de produtos aplicados à sociedade. A intenção é otimizar a organização das atividades esportivas no CEFET-MG Varginha e disponibilizar essa ferramenta não apenas para outros campi, mas também para professores de Educação Física em diferentes escolas.

Coordenador: Prof. Marcelo Correa Mussel

Sem bolsista / voluntário.

Da Busca à Bolsa: Estratégias de Previsão de Mercado com Google Trends e Modelos de Aprendizado de Máquina no Ibovespa

Este estudo aborda a questão da previsão de tendências no mercado de ações. A complexidade e volatilidade inerentes à direção dos mercados de ações têm desafiado investidores e pesquisadores, levando à exploração de abordagens avançadas em disciplinas como matemática, ciências da computação e economia. A análise do mercado se torna um campo onde estratégias comerciais se baseiam nas tendências, porém, a volatilidade pode levar a perdas significativas durante a compra e venda de ações. Este dilema é amplificado pela influência de diversos fatores, desde eventos políticos até expectativas dos operadores. A ascensão do big data e o papel crucial dos motores de busca, com destaque para o Google, proporcionam uma oportunidade vital para pesquisadores abordarem essas complexidades. Estudos prévios, como os de Preis, Moat e Stanley (2013), Bijl et al (2016), Hu et al (2018), e Pyo et al (2017), exploraram a relação entre volumes de busca no Google e movimentos do mercado, destacando padrões e variações na eficácia em contextos estrangeiros. No cenário brasileiro, trabalhos com essa temática são escassos e estudos como os conduzidos por Yoshinaga e Rocco (2020) e Pereira, Rosa e Bender Filho (2020) revelam uma lacuna na análise da relação entre dados do Google Trends e valores do Ibovespa, especialmente no contexto de métodos de aprendizado de máquina. Este estudo visa preencher essa lacuna. Para esse trabalho será considerado o período de janeiro de 2021 a dezembro de 2023, utilizando ações pertencentes ao índice Ibovespa e ferramentas como yfinance, Pytrends e PyCaret, com a perspectiva de publicação em um periódico indexado na base Scielo ao término do estudo.

Coordenador: Prof. Eduardo Gomes Carvalho

Sem bolsista/ voluntário.

O Impacto da Educação Empreendedora no Ecossistema de Inovação: o Caso do Vale da Eletrônica

O empreendedorismo é reconhecido como indutor de crescimento da economia. No entanto, promover maiores oportunidades para a criação de novos negócios, especialmente para empreendimentos de base tecnológica, ainda se trata de um desafio. Nesse sentido, as instituições de ensino podem contribuir com educação empreendedora que prepara os alunos através de metodologias para promover a criação de novos negócios. Este estudo
pretende conhecer a contribuição da formação para a criação de novas empresas, e o seu papel nos processos de inovação e transferência de tecnologia, na perspectiva de proprietários de empresas egressos das instituições de ensino do Vale da Eletrônica, no sul de Minas Gerais. Esta pesquisa será realizada através de estudos de casos que analisarão os dados coletados por meio de questionários e análise documental. Espera-se que os resultados mostrem quais atividades desenvolvidas pelas instituições de ensino técnico e superior que induzem a criação de empresas de base tecnológica e habilidades empreendedoras nos alunos. Este estudo também tem o potencial de identificar boas práticas que podem ser emuladas por outras instituições e governo, além de reconhecer o grande valor do papel da educação técnica e superior na criação de sinergias entre os atores do ecossistema de inovação que fortalecem o crescimento social e econômico.

Coordenador: Prof. Eduardo Gomes Carvalho

Sem bolsista / voluntário.

Reconhecimento Facial para Incremento da Segurança nos Ambientes Escolares

Detecção de rostos em reconhecimento de imagem ou vídeo é um assunto popular de pesquisa em biometria. O reconhecimento facial em tempo real é uma área empolgante e um desafio em rápido crescimento. Embora o reconhecimento facial seja simples para os humanos, ele é muito desafiador para os computadores, pois o corpo humano não é rígido, o que significa que mudanças ocasionalmente ocorrerão nele. O presente projeto propõe desenvolver um sistema computacional capaz de identificar as pessoas que usam o laboratório maker do CEFET-MG campus Varginha. Para esta empreitada, será utilizada a biblioteca face-recognition. Esta biblioteca tem uma precisão de 99,38% segundo o benchmark realizado no Labeled Faces in the Wild. A face- recognition foi desenvolvida utilizando a biblioteca dlib que contém algoritmos e ferramentas de aprendizado de máquina utilizados para criar softwares que resolvem problemas do mundo real. É usada tanto na indústria quanto na academia em uma ampla gama de domínios, incluindo robótica, dispositivos embarcados, telefones celulares e grandes ambientes de computação de alto desempenho. O software a ser desenvolvido, deve ser embarcado em uma TVBox descaracterizada, executando um Sistema Operacional Linux modo texto com uma câmera acoplada, o qual irá registrar as pessoas que acessarem o ambiente e produzir relatórios para a coordenação do laboratório.

Coordenador: Prof. Lázaro Eduardo da Silva

Sem bolsista/ Voluntário.

Visão Inclusiva: Desenvolvimento de um Assistente Pessoal para Deficiêntes Visuais

As tecnologias da informação e comunicação desempenham um papel cada vez mais central na vida cotidiana das pessoas. Contudo, as pessoas com deficiência visual enfrentam desafios únicos na interpretação do ambiente ao seu redor. A falta de soluções eficazes que proporcionem informações acessíveis em tempo real destaca a necessidade premente de uma abordagem inovadora para melhorar a independência e a qualidade de vida dessas pessoas. O objetivo do presente projeto de pesquisa é desenvolver um sistema de assistência visual baseado em visão computacional que permita deficientes visuais identificarem e compreenderem objetos em seu ambiente imediato. A lacuna de pesquisa existente na atualidade reside na limitação das ferramentas disponíveis para deficientes visuais interpretarem seu ambiente. O projeto se justifica na necessidade crítica de fornecer um meio eficaz de interpretar o mundo ao seu redor antes do toque. A capacidade de reconhecer objetos, desde itens domésticos até sinais de orientação urbana, é vital para a independência e segurança desses indivíduos. Ao abordar essa lacuna, o projeto busca não apenas facilitar a vida diária, mas também promover a inclusão social e a participação ativa de deficientes visuais na sociedade. Para o reconhecimento de imagens neste sistema, será utilizada a base de dados do YOLO (You Only Look Once) desenvolvido pela Ultralytics, utilizada para reconhecimento de diversos objetos e testada em diversos trabalhos publicados. Para a construção de uma interface intuitiva, será contatado o deficiente visual Vitor, aluno FIC (Formação Inicial e Continuada) do curso de extensão do CEFET-MG Campus Varginha para contribuir no desenvolvimento e validação da ferramenta computacional.

Coordenador: Prof. Lázaro Eduardo da SIlva

Sem bolsista / voluntário.

Da Idéia ao Software: uma Investigação dos Benefícios do Low Code para o Desenvolvimento Rápido de Softwares

O desenvolvimento de software enfrenta o desafio constante de equilibrar a entrega rápida com a qualidade, levando à busca por abordagens inovadoras. Nesse contexto, o paradigma low code emerge como uma alternativa promissora, permitindo a criação de softwares de forma rápida e acessível, reduzindo a dependência de codificação manual extensiva. Apesar do crescente interesse em soluções low code, há uma lacuna substancial na compreensão abrangente de seus benefícios específicos no contexto do desenvolvimento rápido de softwares. Explorar e documentar essa lacuna é crucial para informar as práticas de desenvolvimento e oferecer insights valiosos para a comunidade acadêmica e profissional. O objetivo do presente projeto de iniciação científica é investigar ferramentas de low code e verificar como elas podem otimizar o desenvolvimento de softwares, proporcionando uma transição mais fluida da concepção à implementação. Será analisado como as ferramentas de low code podem acelerar o ciclo de vida do desenvolvimento de software, avaliando os benefícios tangíveis e destacando casos de uso específicos como o desenvolvimento de um sistema de agendamento. A justificativa para esta pesquisa reside na necessidade de estratégias que permitam o desenvolvimento rápido de softwares, mantendo a qualidade e a adaptabilidade. O low code representa uma solução potencial para esses desafios, mas sua implementação precisa ser fundamentada em evidências sólidas.

Coordenador: Prof. Lázaro Eduardo da Silva

Sem bolsista / voluntário.

Detecção de Objetos em Tempo Real com a Plataforma ROBOFLOW

A detecção de objetos em tempo real é um dos principais desafios na área da visão computacional, pois exige super computadores, placas de vídeo com alto desempenho e em alguns casos o desenvolvimento de algoritmos paralelos que exploram a tecnologia dos processadores de múltiplos núcleos. O Roboflow é uma plataforma online que permite que desenvolvedores criem seus próprios aplicativos de visão computacional. Ele fornece várias ferramentas necessárias para converter imagens em um modelo de visão computacional com treinamento personalizado para uso em aplicativos. Este framework vem sendo desenvolvido a alguns anos e viabilizou esta funcionalidade através de técnicas de Redes Neurais Artificiais e deep learning. Ele utiliza uma série de modelos prétreinados no reconhecimento de objetos para simplificar a construção de novos modelos. O CEFETMG campus Varginha tem realizado uma série de projetos em conjunto com empresas da região, os quais muitas vezes esbarram na necessidade de implementação de visão computacional. Através do framework Roboflow é possível treinar uma rede neural para reconhecer qualquer objeto em tempo real, podendo ser utilizado em outras aplicações de necessidade do setor produtivo da região de Varginha. O estudo e a criação de uma metodologia de utilização desta ferramenta pode contribuir muito para o avanço nos projetos realizados até o momento, desmistificando a implementação desta funcionalidade nas aplicações.

Coordenador: Prof. Lázaro Eduardo da Silva

Bolsista:

Guilherme Matuck