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Campus Varginha

CEFET-MG

Projetos

Última modificação: Quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo

O acesso à informação é muitas vezes um divisor de caminho para muitos empreendedores. Conhecer os direitos e as responsabilidades legais capacita empreendedores a tomarem decisões seguras e defender seus interesses de maneira eficaz. Segundo a pesquisa “The Top 12 Reasons
Why Startups Fail”, da CB Insights, mostrou que apenas 10% das startups sobrevivem. E 70% encerram as atividades entre dois e cinco anos de existência (Volpi, 2022). O conhecimento contábil e fiscal é de extrema importância para as startups em diversos aspectos, tais como, manter-se em conformidade legal, realizar um planejamento tributário minimizando a carga fiscal legalmente. Acesso a financiamento e investidores, gestão de fluxo de caixa e tomada de decisões estratégicas. Portanto, o conhecimento contábil e fiscal não é apenas uma tarefa administrativa para startups, mas uma ferramenta estratégica essencial para o sucesso e a sustentabilidade dessas empresas. Ele fornece a base necessária para uma gestão financeira sólida, transparência operacional e tomada de decisões informadas. Neste contexto, o presente projeto propõe a formação de um núcleo de apoio ao empreendedorismo no que tange ao estudo, apoio e fornecimento de serviços à comunidade empreendedora. Os serviços oferecidos às startups neste primeiro ano de projeto devem estar relacionados à escolha do CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) e suas implicações no imposto de renda. Como realizar um planejamento tributário para minimizar a carga fiscal legalmente quando for o momento de declarar o imposto de renda. Como fazer a declaração do imposto de renda. E, como abrir um MEI (Microempreendedor Individual) ou uma empresa de pequeno porte para legalizar a startup. O projeto deve contar com o apoio da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Varginha, que manifestou interesse de apoiar o projeto por meio da equipe de Educação Fiscal. Cabe ressaltar que este projeto está totalmente aderente ao projeto pedagógico institucional do CEFET-MG que apresenta na política de extensão o desenvolvimento social, profissional, cultural, científico e tecnológico, além da inovação e empreendedorismo.

Coordenador: Prof. Lázaro Eduardo da Silva

Sem bolsista/voluntário.

SEMPRI 4.0 – Seminários em Empreendedorismo e Inovação para Indústria 4.0

Avanços rápidos na industrialização estimularam o progresso no desenvolvimento da próxima geração de tecnologias de manufatura. Tal situação culminou no desenvolvimento da quarta revolução industrial ou Indústria 4.0, como tem sido chamada. Contudo, a indústria 4.0 tem alterado e remodelado diversas indústrias além da manufatura tradicional. Setores como Saúde, Construção Civil, Agricultura e Educação têm sido afetados por esse movimento. Essa transformação da atividade econômica, baseada na introdução, desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais, na automação e no uso intensivo de dados tem sido chamada de Economia 4.0. Unido a emergência desse paradigma, há uma crescente discussão sobre a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico. Em virtude disso, instituições de ensino e órgãos governamentais, em especial, promovem ações para o desenvolvimento do perfil empreendedor dos indivíduos. Portanto, torna-se relevante a interseção entre empreendedorismo e indústria 4.0. O presente projeto objetiva disseminar a cultura do empreendedorismo e da inovação voltadas para indústria 4.0 e contribuir para a formação empreendedora dos participantes, visando transformar as suas competências básicas em competências empreendedoras, duráveis, essenciais e necessárias ao seu desenvolvimento profissional, pessoal e futuro. Deve-se destacar ainda que o presente projeto foi executado em 2021, 2022 e 2023 com grande adesão e excelentes resultados para o CEFET-MG, mas para o ano de 2024 a proposta ganha um novo propósito. O projeto deixa de focar na oferta de cursos e palestras, e passa a visar resultados mais tangíveis, estabelecendo um diálogo mais amplo entre os participantes. O discente participante passa a ter uma papel maior de protagonismo e deverá se aprofundar em aspectos como design, manufatura aditivada, modelo de negócios e programação no code.

Coordenador: Prof. Eduardo Gomes Carvalho

Sem bolsista / voluntário.