MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Sistemas De Informação

Campus Varginha

CEFET-MG

Equipes de Competição

Última modificação: Quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Colecionadores de Balões: Equipe de Competição em Eventos de Programação

As competições de programação são conhecidas dos cursos da área de computação e afins. A maratona de programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC, 2022) que existe desde o ano de 1996. Ela nasceu de competições nacionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação International Collegiate Programming Contest (ICPC, 2022) que em 2022 as finais ocorrerão em Dhaka no Bangladesh. Deste evento nacional organizado pela SBC sugiram diversas seletivas regionais organizadas pelas Universidades e Institutos Federais. O CEFET-MG campus Varginha sempre participou destes eventos e realizou competições internas para estimular a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Com o passar dos anos as instituições e grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona. O projeto pedagógico institucional em vigor no CEFET-MG apresenta em suas metas ligadas à extensão o desenvolvimento de novas tecnologias, inovação e empreendedorismo. O estimulo à resolução de problemas e o desenvolvimento da habilidade de programação contribui para o cumprimento da missão institucional, no que tange às práticas pedagógicas inovadoras. Adequar as metodologias de ensino e aprendizagem às demandas e características relativas ao novo perfil do cidadão-profissional. O profissional do futuro deve ter algumas habilidades essenciais dentre elas a habilidade de programação. O envolvimento em competições desenvolve o processo criativo, fortalece a autoconfiança e aumenta o prazer por novos desafios expandindo sua relação com a sociedade e impactando na formação técnico-científica e formação cidadã dos discentes, essa prática traz potencialidades às abordagens didáticas tradicionais, que privilegiam a transmissão de conhecimentos formais e conceituais das diversas disciplinas funcionais, pois o mercado de trabalho atual tem exigido dos profissionais, além das competências técnicas específicas do seu campo profissional, outros tipos de competências que contribuam com a capacidade de resolução de problemas. Assim, em 2022 foi criada no campus Varginha a equipe de Competição Colecionadores de Balões (https://www.varginha.cefetmg.br/2022/09/27/colecionadores-de-
baloes/). Esta equipe visa retomar uma prática da unidade que foi interrompida com a pandemia, mas que vem se mostrando novamente viável com a retomada do ensino presencial. Também deve-se destacar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão presente na proposta pois, vislumbrando um objetivo futuro de participação em competições, os discentes estarão desenvolvendo suas habilidades de programação, a mesma fomenta ainda a integração de discentes de diferentes níveis de ensino do CEFET-MG. O nome da equipe Colecionadores de Balões é uma alusão ao formato da competição, na qual, cada problema é associado a um balão de cor específica. O grupo que resolve o problema recebe o balão da referida cor para que as demais equipes saibam quais os problemas estão sendo resolvidos de forma mais rápida.

Coordenador: Prof. Lázaro Eduardo da Silva

Voluntários:

Higor Wallace Comunian
João Vitor Silva Freire
Nicolas Gabriel de Oliveira
Vínicius Ferreira do Rosário
Wasleny Maria Pimenta

CEFET Sharks: Equipe de Competição em Eventos de Empreendedorismo

Nos últimos anos surgiram diversos eventos de competição acadêmica no Brasil, tais como olímpiadas de conhecimento, maratonas de programação, entre outros. Contudo, de acordo com Carmo et al (2017), as competições de empreendedorismo são recentes no Brasil. Tal situação vai de encontro à importância atribuída ao empreendedorismo na educação. As diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em engenharia, apresentam no artigo 6o, item VIII, § 8o a necessidade de estimular competições acadêmicas e atividades empreendedoras. Contudo, o CEFET-MG não possui apenas cursos de engenharia. Recentemente, foi aprovado em Varginha o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Portanto, deve-se ressaltar que as diretrizes curriculares para os cursos de bacharelado em Ciência da Computação, em Sistemas de Informação, em Engenharia de Computação, em Engenharia de Software e de licenciatura em Computação, preconizam no item IV do artigo 4o que esses cursos devem assegurar a formação de profissionais dotados da capacidade de atuar de forma empreendedora. Não obstante, o projeto pedagógico institucional em vigor no CEFET-MG, apresenta como metas ligada à extensão o desenvolvimento de novas tecnologias, inovação e empreendedorismo. Portanto, era perceptível uma lacuna no CEFET em termos de equipe de competição de empreendedorismo. Assim, em 2022 foi criada no campus Varginha a Equipe CEFET Sharks (https://www.varginha.cefetmg.br/2022/09/26/cefet-sharks-english/). Tal equipe se inscreveu e está competindo em diversos desafios, como Inspira Tech e Desafio Jovem Empreendedor, para os quais ela se classificou para a segunda etapa, e a Olimpíada de Empreendedorismo Universitário. Assim, o objetivo da presente proposta é consolidar a equipe de competição focada em eventos de empreendedorismo CEFET Sharks. Tal proposta impacta na formação técnico-científica e formação cidadã dos discentes. De acordo com Sant’Anna e Versiani (2019), essa prática traz potencialidades às abordagens didáticas tradicionais, que privilegiam a transmissão de conhecimentos formais e conceituais das diversas disciplinas funcionais, pois o mercado de trabalho atual tem exigido dos profissionais, além das competências técnicas específicas do seu campo profissional, outros tipos de competências que contribuam com a capacidade de resolução de problemas e de criação de produtos. Também deve-se destacar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão presente na proposta pois, além do potencial para geração de novos produtos que poderão ser revertidos na forma de propriedade intelectual para a instituição, a mesma fomenta ainda a integração de discentes de diferentes níveis de ensino do CEFET-MG. Ao final espera-se uma equipe formada por, pelo menos, 6 discentes e 3 docentes do CEFET-MG. Oferecer-se-á também a uma escola estadual a oportunidade de participação de um docente e quatro discentes na equipe CEFET Sharks, tendo em vista o empreendedorismo como opção de conteúdo estratégico para o Novo Ensino Médio.

Coordenador: Prof. Eduardo Gomes Carvalho

Bolsistas:

Christian Sales de Oliveira Assis
Marina Barbosa Valim
Sthefany Bueno

Voluntários:

Alvaro Henrique Duarte Mendes
Julio Cesar Aprelino Carvalho
Marcos Gabriel Carolino Dare
Maryanah dos SAntos Leite Xavier
Miguel Bregalda Ferrari
Rafael Once Ribeiro Gouvea
SAmid Giraldello de Oliveira
Wellington Costa Grilo Pereira