MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Sistemas De Informação

Campus Varginha

CEFET-MG

Equipes de Competição

Última modificação: Quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

CEFET Sharks: Equipe de Competição em Eventos de Empreendedorismo

Nos últimos anos surgiram diversos eventos de competição acadêmica no Brasil, tais como olímpiadas de conhecimento, maratonas de programação, entre outros. Contudo, de acordo com Carmo et al (2017), as competições de empreendedorismo são recentes no Brasil. Tal situação vai de encontro à importância atribuída ao empreendedorismo na educação. As diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em engenharia, apresentam no artigo 6o, item VIII, § 8o a necessidade de estimular competições acadêmicas e atividades empreendedoras. Contudo, o CEFET-MG não possui apenas cursos de engenharia. Em 2023 iniciou em Varginha o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, que possui uma das vertentes a formação de empreendedores. Portanto, é mister ressaltar que as diretrizes curriculares para os cursos de bacharelado em Ciência da Computação, em Sistemas de Informação, em Engenharia de Computação, em Engenharia de Software e de licenciatura em Computação, preconizam no item IV do artigo 4o que esses cursos devem assegurar a formação de profissionais dotados da capacidade de atuar de forma empreendedora. Não obstante, na elaboração do Projeto Pedagógico Institucional 2023-2027 do CEFET-MG, a comunidade considerou o tema empreendedorismo e inovação relevante para o desenvolvimento de projetos de extensão. Portanto, era perceptível uma lacuna no CEFET em termos de equipe de competição de empreendedorismo. Assim, em 2022 foi criada no campus Varginha a Equipe CEFET Sharks (https://www.varginha.cefetmg.br/2022/09/26/cefet-sharks-english/). Tal equipe já competiu em diversos desafios, sendo os principais o Inspira Tech, Desafio Jovem Empreendedor, Olimpíada de Empreendedorismo Universitário, Solve For Tomorrow e Prototipe, sendo inclusive vice-campeã nesse último no ano de 2023. Assim, o objetivo da presente proposta é consolidar a equipe de competição focada em eventos de empreendedorismo CEFET Sharks. Tal proposta impacta na formação técnico-científica e formação cidadã dos discentes. De acordo com Sant’Anna e Versiani (2019), essa prática traz potencialidades às abordagens didáticas tradicionais, que privilegiam a transmissão de conhecimentos formais e conceituais das diversas disciplinas funcionais, pois o mercado de trabalho atual tem exigido dos profissionais, além das competências técnicas específicas do seu campo profissional, outros tipos de competências que contribuam com a capacidade de resolução de problemas e de criação de produtos. Também deve-se destacar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão presente na proposta pois, além do potencial para geração de novos produtos que poderão ser revertidos na forma de propriedade intelectual para a instituição, a mesma fomenta ainda a integração de discentes de diferentes níveis de ensino do CEFET-MG. Ao final espera-se uma equipe para 2023 formada por, pelo menos, 8 discentes e 3 docentes do CEFET-MG.

Coordenador: Prof. Eduardo Gomes Carvalho

Bolsistas:

Alvaro Henrique Duarte Mendes
João Pedro Marques Lopes Padilha
Kauã Bastos Monteiro da SIlva
Pedro Herique Vieira de Faria

Colecionadores de Balões: Equipe de Competição em Eventos de Programação

As competições de programação são conhecidas dos cursos da área de computação e afins. A maratona de programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC, 2022) que existe desde o ano de 1996. Ela nasceu de competições nacionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação International Collegiate Programming Contest (ICPC, 2023) que em 2023 as finais ocorrerão em Sharm El-Sheikh no Egito. Deste evento nacional organizado pela SBC sugiram diversas seletivas regionais organizadas pelas Universidades e Institutos Federais. O CEFET-MG campus Varginha sempre participou destes eventos e realizou competições internas para estimular a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Com o passar dos anos as instituições e grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona. O projeto pedagógico institucional do CEFET-MG apresenta na política de extensão o desenvolvimento social, profissional, cultural, científico e tecnológico, além da inovação e empreendedorismo. O estímulo à resolução de problemas e o desenvolvimento da habilidade de programação contribui para o cumprimento da missão institucional, no que tange ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Adequar as metodologias de ensino e aprendizagem às demandas e características relativas ao novo perfil do cidadão-profissional. O profissional do futuro deve ter algumas habilidades essenciais dentre elas a habilidade de programação. O envolvimento em competições desenvolve o processo criativo, fortalece a autoconfiança e aumenta o prazer por novos desafios expandindo sua relação com a sociedade e impactando na formação técnico-científica e formação cidadã dos discentes, essa prática traz potencialidades às abordagens didáticas tradicionais, que privilegiam a transmissão de conhecimentos formais e conceituais das diversas disciplinas funcionais, pois o mercado de trabalho atual tem exigido dos profissionais, além das competências técnicas específicas do seu campo profissional, outros tipos de competências que contribuam com a capacidade de resolução de problemas. Assim, em 2022 foi criada no campus Varginha a equipe de Competição Colecionadores de Balões (https://www.varginha.cefetmg.br/2022/09/27/colecionadores-de-baloes/). Esta equipe visa retomar uma prática da unidade que foi interrompida com a pandemia, mas que vem se mostrando novamente viável com a retomada do ensino presencial. Também deve-se destacar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão presente na proposta pois, vislumbrando um objetivo futuro de participação em competições, os discentes desenvolverão suas habilidades de programação, ela fomenta ainda a integração de discentes de diferentes níveis de ensino do CEFET-MG. A equipe retomada no ano de 2022 e o projeto de extensão em execução em 2023, após o treinamento durante o primeiro semestre de 2023, realizaram uma maratona de programação no CEFET-MG no dia 19 de agosto, participaram da competição nacional no dia 02 de setembro. A equipe do projeto foi composta de forma voluntária, por 5 alunos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Os coordenadores do projeto ofereceram uma disciplina de Tópicos Especiais em Desenvolvimento de Software: Treinamento em Programação, na qual, além do treinamento em programação é fomentada a participação dos alunos em competições de programação. O projeto realizou conexões com outros projetos de extensão que ocorrem no campus Varginha do CEFET-MG como o Paideia Digital: Curso de Iniciação Tecnológica, que oferece uma introdução à programação com Scratch para alunos do 9o ano das escolas públicas de Varginha e o Geração Empreendedora, que oferece uma introdução à programação com o Python para alunos do ensino médio das escolas de Varginha. O nome da equipe Colecionadores de Balões é uma alusão ao formato da competição, na qual, cada problema é associado a um balão de cor específica. O grupo que resolve o problema recebe o balão da referida cor para que as demais equipes saibam quais os problemas estão sendo resolvidos de forma mais rápida.

Coordenador: Prof. Lázaro Eduardo da Silva

Sem bolsista / voluntário.