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Sistemas De Informação

Campus Varginha

CEFET-MG

Programas

Última modificação: Quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Laboratório CEFETMaker – Varginha: ambiente colaborativo e inovador para experimentação de ideias

A Educação 5.0, sucessora da educação 4.0 – a revolução da internet – promove metodologias ativas e inovadoras do processo educacional na construção de instrumentos didáticos para o Ensino. Esse modelo de aprendizagem permite que os alunos ocupem o centro do processo de ensino e aprendizagem por meio de metodologias ativas baseadas na cultura Maker. O movimento maker descreve uma ampla categoria de indivíduos e comunidades que estão interessados em compartilhar ferramentas e conhecimento interdisciplinar nas interseções de tecnologias computacionais (por exemplo, impressoras 3D, microcontroladores, etc.), engenharia, ciências, robótica e tecnologias digitais (LACHNEY; FOSTER, 2020; PAULA; OLIVEIRA; MARTINS, 2019; SCHAD; JONES, 2019). Esse movimento imbuído de empreendedorismo combina formas inovadoras de produção fundamentada na cultura do “faça você mesmo” ou “do it yourself” (DIY), na sabedoria metassintética e no construcionismo como novos modelos de educação (LACHNEY; FOSTER, 2020; SCHON; EBNER; KUMAR, 2014). A ênfase do movimento maker nas áreas STEM – Science, Technology, Engineering & Mathematics, traduzindo de forma literal como Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática – desperta o interesse das instituições no desenvolvimento de tecnologias de fabricação mais acessíveis e promove maior participação nas atividades de produção e no aumento das tecnologias de comunicação (JONES, 2020; ROSENFELD et al., 2019; SCHAD; JONES, 2019). A conexão entre essas áreas e a aprendizagem maker se manifesta nos espaços denominados makerspaces (espaços maker). Segundo Barret et al. (2015), os espaços maker têm a oportunidade de revolucionar o sistema atual, fornecendo meios extracurriculares para que os alunos se envolvam em mais projetos práticos e desenvolvam uma grande variedade de habilidades que estão sendo pouco desenvolvidas no momento. Dentro das instituições de ensino, esses espaços são considerados verdadeiros laboratórios de inovação e criatividade que são espaços físicos para testar ideias inovadoras, modelos de negócios alternativos, novas práticas econômicas ou estruturas de cooperação flexíveis (SCHMIDT; BRINKS; BRINKHOFF, 2014). Nesses locais, processos de colaboração interdisciplinar e inovação aberta abrangem e combinam conhecimento de vários campos de especialização, com destaque para os setores intensivos em tecnologia e criatividade (FASSO; KNIGHT, 2020; SCHMIDT; BRINKS; BRINKHOFF, 2014). O Laboratório CEFETMaker do Campus Varginha, foi implantando no ano de 2021 com verbas oriundas do Edital 35/2020 da SETEC/MEC. O espaço conta com uma área de 157,95 m2 divido em três salas (52,65 m2) com iluminação, ventilação e infraestrutura elétrica adequadas. Foi proposto, pela equipe gestora, um Layout do Laboratório com áreas de Fabricação Digital, Marcenaria, Robótica, área de trabalho e espaço de convivência todos interligados e destinados para fins educacionais, técnicos, tecnológicos e sociais. Com base neste contexto, o presente programa visa o desenvolvimento e vinculação de ações de extensão no espaço Maker no Campus Varginha. A ideia é propiciar acesso as novas tecnologias da informação e comunicação para os educadores e alunos por meio da cultura Maker, estimular o empreendedorismo, a expertise em tecnologia, gestão e sustentabilidade. Pretende-se promover, ao longo de dez meses, a imersão de estudantes e professores em atividades de capacitação, além de aliar competências de inovação e do uso de tecnologias digitais para prototipagem de materiais didáticos, desenvolvimentos de projetos, eventos e cursos que proporcionem experiências de aprendizagem e desperte potenciais criativos e empreendedores em toda comunidade acadêmica. Vale ressaltar que, devido as ações de extensão desenvolvidas no Campus, fomos contemplados com a expansão do laboratório conforme edital 35/2020 Setec-MEC. Devido a essa conquista, o Campus receberá mais equipamentos que possibilitará a ampliação das ações de extensão. Esse programa é de extrema importância para o registro de todas as atividades desenvolvidas, além de incentivar o desenvolvimento de projetos voltados para a manufatura aditivada, IoT, robótica, inovação e empreendedorismo.

Coordenador: Prof. Telles Cardoso Silva

Bolsistas:

Arthur Jackson Abreu Castro
Gustavo Brugnara Fonseca Otoni (Cancelado)
José Manoel Borges Neto

Voluntários:

Marcus Vinicius Rodrigues do Nascimento
Ryan Rodrigues RIos Neves
Vinicius Eduardo Lecca Lucero

START (SI): Inovação e Empreendedorismo Escola-Indústria

As instituições de ensino superior desempenham um papel crucial no apoio à inovação e às atividades empreendedoras. Elas fornecem as condições, instalações e talento que fomentam o surgimento de ideias inovadoras. Muitas possuem sistemas para apoiar o desenvolvimento de novas ideias para que tenham uso prático. Lopes et al. (2020) apresentam o contexto institucional do CEFET-MG e seu histórico no desenvolvimento do ecossistema de educação empreendedora. Desde a transformação da Diretoria de Relações Empresariais em Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário, o CEFET vem implementando programas institucionais como a Nascente Incubadora de Empresas, o Núcleo de Inovação Tecnológica e programas de extensão voltados ao empreendedorismo. O Campus Varginha não tem se mostrado indiferente à tais transformações. Nos últimos anos foram realizados projetos de extensão voltados ao empreendedorismo, tal como o SEMPRI 4.0 (Seminários em Empreendedorismo e Inovação para Indústria 4.0), a implantação do Laboratório Maker, a implantação do Núcleo da Nascente Incubadora, adesão ao programa IF Mais Empreendedor e ao Programa Oficinas 4.0 patrocinados pelo Ministério da Educação. Diversas parcerias se consolidaram ou estão em processo de consolidação com instituições públicas e privadas, entre elas o Grupo Interaduaneira, Rede Inova Drogarias, Minasul Cooperativa, SEBRAE, Receita Federal, Associação Comercial e Industrial de Varginha, e Secretaria Municipal de Educação. No momento estão sendo desenvolvidos dois produtos para atender ao agronegócio, que serão desenvolvidos com aporte de recursos do Governo Federal. Varginha também implementou o que é provavelmente a primeira equipe de competições focada em empreendedorismo do CEFET-MG. Não obstante, foi aprovada a oferta do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, o qual possui uma proposta voltada à estimular iniciativas empreendedoras e provocar os alunos a criarem startups para colocação no mercado. Contudo, é importante em termos de coordenação, que tais ações sejam vinculados à um programa de extensão. Pode-se observar, conforme inciso I do art. 3o do Regulamento das Ações de Extensão do CEFET-MG, anexo à Resolução CD-014/17 de 28 de junho de 2017, que a presente proposta enquadra-se como programa de extensão, por ser um conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, tendo caráter orgânico-institucional e interdisciplinar, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo. Assim, o objetivo da presente proposta é estruturar as ações necessárias para o desenvolvimento de uma universidade empreendedora, de forma a viabilizar o modelo da tríplice hélice no campus Varginha do CEFET-MG.

Coordenador: Prof. Eduardo Gomes Carvalho

Voluntários:

Alexandre Vieira Borges
Alice Lúcia Martins de Oliveira
Alice Rodrigues da Silva
Breno Andrade de Moura
Júlia Avelino Pimenta
Júlio Ignácio Miranda Neto
Júlya Gomes Módena
Laura Gabriela Moreira Neto
Miguel Moreno Barbosa
Samid Giraldello de Oliveira
Sthefany Bueno
Yasmin Batista de Souza